Pesquisar
Close this search box.

Vacina Covid-19

Vacina contra Covid-19 e a fertilidade.

Por Marco Lipay

Em trabalho publicado este ano foi evidenciado que pacientes com COVID-19 podem evoluir com processo inflamatório incidental no epidídimo (ducto que coleta e armazena os espermatozoides produzidos pelo testículo) e consequentemente pode interferir na fertilidade.

Diante da pandemia e a necessidade de imunização, surgiram dúvidas se a vacina pode interferir na produção e qualidade dos espermatozoides e consequentemente a fertilidade.

Esta questão foi esclarecida por pesquisadores da universidade de Miami que avaliaram a fertilidade dos homens após a vacinação.

O estudo ocorreu entre 17 de dezembro de 2020 a 12 de janeiro de 2021, envolvendo 45 voluntários saudáveis ​​com idades entre 18 e 50 anos que estavam programados para receber a vacina Pfizer ou Moderna. Os homens selecionados eram sadios e não apresentavam problemas de fertilidade. As amostras de sêmen foram coletadas antes da primeira dose da vacina e aproximadamente 70 dias após a segunda dose, que é o tempo que o esperma leva para se regenerar.

Os cientistas analisaram o volume do sêmen; a concentração do esperma; a motilidade do esperma e a contagem total de espermatozoides. Observou-se que não foi encontrado nenhuma alteração significativa nas amostras de esperma pré ou pós vacina contra a COVID-19, concluindo que o imunizante não interfere na qualidade ou quantidade do esperma e que possa interferir na reprodução.

Pode-se mencionar que o estudo apresenta algumas limitações por incluir um pequeno número de homens, jovens, saudáveis; tempo de acompanhamento curto e falta de um grupo controle, além de uma análise do sêmen avaliando a capacidade global de fertilidade masculina. Desse modo são necessários novos trabalhos, bem como envolver outras marcas de vacina para que possam ser confirmados os achados do trabalho da Universidade de Miami.

Referências Consultadas:

Sperm Parameters Before and After COVID-19 mRNA Vaccination.  Daniel C Gonzales, et al. JAMA. 2021; 326(3):273-274.

CDC Centers for Disease Control and Prevention

Dr. Marco Lipay

  • Cremesp 73891- CRM 73.891 | RQE 33972
  • Doutor em Cirurgia (Urologia) pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo)
  • Titular em Urologia pela Sociedade Brasileira de Urologia
  • Membro Correspondente da Associação Americana de Urologia
  • Autor do Livro Genética Oncológica Aplicada a Urologia

Artigos em destaque

Vídeo em destaque

Minuto Urologia – Curta, compartilhe e comente!

Fique por dentro

Inscreva-se e nunca perca uma atualização

Preencha o formulário abaixo e seja o primeiro a saber, através do seu e-mail, sempre que publicamos uma nova notícia no portal

Rolar para cima