Pesquisar
Close this search box.
Edit Content

Novembro Azul 2023

Novembro Azul 2023 - Mês mundial de combate ao câncer da próstata.

Novembro Azul 2023

Por Marco Lipay

Novembro Azul 2023 – A campanha
 

No mês de novembro, tradicionalmente, discutimos a prevenção e tratamento do câncer de próstata na campanha de conscientização conhecida como Novembro Azul. Além disso, o dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

O objetivo da campanha é promover o diagnóstico precoce do câncer de próstata, antes mesmo de ele produzir qualquer tipo de sintoma. Dessa maneira, o diagnóstico precoce pode aumentar as chances de cura, contribuindo para diminuir a possibilidade de sofrimento e morte.

Novembro Azul 2023 – Câncer de próstata
 

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do Brasil, ficando atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Hoje, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina. Estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025 em nosso país.

A idade é o principal fator associado ao aumento da incidência do câncer de próstata, atingindo seu pico na sexta década de vida. Além disso, outros fatores, como o histórico familiar de câncer de próstata e doenças associadas, tais como diabetes, hipertensão arterial, excesso de colesterol, triglicérides e sobrepeso, podem aumentar o risco em mais de 50%.

Além disso, o envelhecimento, a etnia (homens de raça negra) e a exposição a agentes químicos relacionados ao trabalho, podem aumentar a probabilidade de manifestar esse câncer ao longo da vida.

Dessa maneira, a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda a medição dos níveis sanguíneos do Antígeno Prostático Específico (PSA) e o toque retal, que tem a finalidade de avaliar o tamanho, o volume, a textura e presença de nódulos na próstata.

Novembro Azul 2023 – Rastreamento do câncer
 

O rastreamento do câncer se resume em consultas rotineiras que visam a aplicação sistemática de exames, incluindo o toque retal e exames laboratoriais, em pessoas assintomáticas, com o intuito de identificar uma lesão precursora ou um câncer em estágio inicial, sendo uma estratégia consagrada para alguns tipos de câncer, tais como o de colo uterino e de mama, este último amplamente apoiado pelas sociedades e entidades governamentais.

Trabalhos científicos mostram que 25% dos portadores de câncer de próstata morrem devido à doença, enquanto que 20% dos pacientes são diagnosticados em estágios avançados. Quando os sintomas começam a aparecer, a grande maioria dos casos já está em fase adiantada.

Não é possível evitar a doença, mas é possível diagnosticá-la precocemente, e, com isso, as chances de cura são maiores do que 90%. Os números apresentados justificam a necessidade de um acompanhamento com o urologista a partir da quarta década de vida.

Novembro Azul 2023 – Exames e testes
 

Exames de imagem estão incorporados ao cotidiano para maior precisão diagnóstica, como é o caso da ressonância magnética multiparamétrica, que torna mais efetiva a indicação de biópsias, evitando procedimentos desnecessários. Adicionalmente, o PET CT com PSMA pode rastrear doenças metastáticas de pequeno volume em locais incomuns.

Os testes genéticos podem ser indicados em situações específicas, principalmente considerando que a grande maioria dos casos (aproximadamente 85%) dos tumores de próstata é esporádica, ou seja, não há causa exata identificada, portanto, não há características de tumores hereditários ou familiares (15%), não apresentando um risco aumentado de desenvolvimento da doença em familiares próximos.

A presença de tumores hereditários pode ter um impacto significativo no manejo da doença, por isso existem algumas recomendações para a realização de testes genéticos em pacientes com câncer de próstata, visando personalizar a conduta terapêutica.

Novembro Azul 2023 – Tratamentos
 

A partir da coleta detalhada de dados sobre o tumor, os tratamentos tornam-se individualizados e menos agressivos e mais efetivos, como é o caso da cirurgia robótica. Os homens devem ser esclarecidos sobre o câncer de próstata e suas implicações. Portanto, jamais podemos deixar de diagnosticá-lo em homens saudáveis, de modo a discutir a melhor opção terapêutica.

Deixar o câncer se manifestar espontaneamente representa um grande risco e sofrimento para o paciente e sua família. Então, converse com seu urologista.

Fontes consultadas:

Dr. Marco Lipay

  • Cremesp 73891- CRM 73.891 | RQE 33972
  • Doutor em Cirurgia (Urologia) pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo)
  • Titular em Urologia pela Sociedade Brasileira de Urologia
  • Membro Correspondente da Associação Americana de Urologia
  • Autor do Livro Genética Oncológica Aplicada a Urologia

Artigos em destaque

Vídeo em destaque

Reproduzir vídeo sobre Cirurgia Robótica ou Aberta - Dr. Marco Lipay Urologia

Minuto Urologia – Curta, compartilhe e comente!

Fique por dentro

Inscreva-se e nunca perca uma atualização

Preencha o formulário abaixo e seja o primeiro a saber, através do seu e-mail, sempre que publicamos uma nova notícia no portal

Rolar para cima