PANDEMIA E TRANSPLANTE RENAL

Pandemia do COVID 19 reduz números de Transplante Renal.

De forma prática e objetiva A COVID-19, doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, exigiu que nefrologistas, urologistas e equipes multidisciplinares de atendimento ao transplante renal procedesse ajuste nas tomadas de decisões, diante de incertezas provocada pela ausência de experiência relacionada a pandemia e os riscos para o receptor.

A qualidade de vida de pacientes que apresentam falência renal definitiva é algo que deve ser considerada diante da necessidade de diálises periódicas, como forma de manter a vida, quando não há a possibilidade de um transplante renal.

Lembramos que as principais funções dos rins, são:  eliminar as impurezas do sangue; regular a pressão arterial; produzir hormônios; participar na formação e na manutenção dos ossos e estimular a produção de glóbulos vermelhos.

O transplante renal é considerado a melhor forma de retorno ao equilíbrio da função renal e das rotinas cotidianas, resultando na imediata melhora da qualidade de vida do paciente. O transplante é um procedimento cirúrgico, em que um rim saudável de uma pessoa viva ou com morte encefálica é doado a um paciente portador de insuficiência renal crônica avançada (receptor).

No último ano, em razão da Pandemia pelo COVID-19, houve um impacto Universal na rotina dos transplantes. Estudos mostram que nos Estados Unidos, ainda primeira semana após a declaração de pandemia em 19 de março de 2020 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), observou-se a suspensão das cirurgias na ordem de 80% nos serviços que realizam os programas de transplante de rim de doador cadáver (morte encefálica) e 72% dos doadores vivos. Sabemos que os receptores de transplante de rim têm um maior risco de doenças infecciosas em razão do uso de remédios imunossupressores, necessário para evitar a rejeição do órgão transplantado.

Segundos dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia e Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), o ano de 2019, período que antecedeu a Pandemia da COVID-19, o Brasil era o segundo país em termos absolutos de transplante renal no mundo (6417 transplantes renais), atrás apenas dos Estados Unidos com 24.273 procedimentos. Em números relativos por milhão de pessoas, éramos o 25º colocado dentre os países com mais doadores (vivos e cadáveres), não suprimindo a necessidade nacional.  A demanda aumentava com a admissão de novos pacientes, perto de 10.000 novos casos/ano e aproximadamente 1.300 pacientes morriam na fila aguardando uma oportunidade de transplante.   Existiam cerca de 130.000 pacientes em diálise no Brasil e destes, aproximadamente, 30.000 estavam inscritos, em serviços habilitados,  do programa nacional de transplante renal.

Dados da Associação Brasileira de Transporte de Órgãos (ABTO) mostram que no último ano houve uma queda nas taxas de doação e de transplante de órgãos com doador falecido. As taxas variaram entres as regiões e períodos, diante da gravidade da pandemia e em algumas vezes os procedimentos cirúrgicos foram suspensos, temporariamente, em razão da necessidade de disponibilizar leitos em hospitais; por serem considerados eletivos ou pelo potencial risco para o receptor em doador, em se tratando de transplantes de rim com doador vivo.  Ressaltamos que os transplantes renais, a partir de doadores cadáveres portadores do COVID-19 são formalmente contra indicados, seguindo as diretrizes e normativas do Ministério da Saúde.

Em 2020, observou-se uma queda, no território nacional, de 24,5% na taxa de transplantes renais, sendo de 17,2% nos transplantes com doador falecido e de 59,6% nos com doador vivo, valor que retomava taxas obtidas no ano de 2009. Em oposição a lista de espera para transplante renal cresceu 6,2%, enquanto o ingresso em lista caiu 32% e a mortalidade em lista aumentou 27%, talvez em decorrência do maior risco de exposição ao COVID-19 e pela necessidade de realizar hemodiálise.

No início de 2021, o Departamento de Transplante Renal da Sociedade Brasileira de Nefrologia e a Associação Médica Brasileira (AMB) elaboraram recomendações, baseadas em evidencias atualmente disponíveis sobre a vacinação contra o COVID-19 em que orientam os receptores adultos de transplante renal a receberem a vacina que estiver disponível em sua região, sob supervisão do médico assistente.

O momento atual é extremamente preocupante diante dos números crescentes de casos e óbitos, somado as variantes virais já identificadas. Diante do apresentado recomendamos o distanciamento social, o uso de máscaras, lavar as mãos frequentemente e vacinar-se assim que possível. Por outro lado, não podemos deixar de incentivar a doação de órgãos com doadores falecido por causas não infecciosas, se for uma realidade no serviço de saúde em que o paciente está cadastrado, diante do ritmo da pandemia. A Qualidade de Vida de um paciente que necessita de dialise para viver e muito desgastante.  Converse com sua família sobre essa opção, seja um doador de órgãos.

Hospitais e consultórios seguem rigorosos protocolos de prevenção ao coronavírus, conforme orientações do Ministério da Saúde e Vigilância Sanitária, portanto, se tiver alguma dúvida não tenha receio em conversar com o seu Urologista ou seu Nefrologista (de modo presencial, telefone ou vídeo conferência) ele vai saber lhe orientar.

Referências:

American Journal of Kidney Diseases (ajkd.org)

American Society of Transplantation (myast.org)

Secretaria da Saúde (saude.pr.gov.br)

Covid-19: confira orientações sobre transplantes (www.gov.br)