Nova resolução CFM

Nova resolução CFM, fica vedada a prescrição médica de terapias hormonais com esteroides androgênicos e anabolizantes (EAA) com finalidade estética.

Testosterona

Nova resolução CFM

Por Marco Lipay

Segundo a nova resolução CFM, fica vedada a prescrição médica de terapias hormonais com esteroides androgênicos e anabolizantes (EAA) com finalidade estética, para ganho de massa muscular e/ou melhora do desempenho esportivo, seja para atletas amadores ou profissionais, por inexistência de comprovação científica suficiente que sustente seu benefício e a segurança do paciente.

É o que define o Conselho Federal de Medicina (CFM) através da Resolução nº 2.333/23, publicada em 11/4/2023 no Diário Oficial da União (DOU).

Conselho Federal de Medicina (CFM) proíbe a prescrição médica de anabolizantes para fins estéticos. A medida proíbe a prescrição médica de terapias hormonais com esteroides androgênicos e anabolizantes com finalidade estética, para ganho de massa muscular ou melhora do desempenho esportivo.

Origem da Decisão
 

Essa decisão foi tomada após seis sociedades médicas divulgarem uma carta conjunta pedindo para que o CFM votasse uma regulamentação sobre o uso de esteroides anabolizantes e similares para fins estéticos e de performance.

O uso indevido dessas terapias hormonais podem gerar sérios riscos cardiovasculares; doenças hepáticas; transtornos mentais e de comportamento; distúrbios endócrinos, como infertilidade, disfunção erétil e diminuição de libido.

Além disso, a utilização de anabolizantes durante a adolescência pode aumentar o colesterol ruim e diminuir o bom colesterol no sangue, causar alterações do fígado, alterar a fertilidade/sistema reprodutor; prejudicar a estatura final; causar alterações psicológicas, além de causar acne, queda de cabelos (calvície), roncos excessivos e engrossamento do sangue com formação de coágulos nas veias, conhecido como trombose.

Conscientização e Divulgação
 

É importante frisar que, nos casos de deficiência específica comprovada, as terapias hormonais estão indicadas desde que proporcionem benefícios cientificamente comprovados, sendo “vedada ao médico a prescrição de medicamentos com indicação ainda não aceita pela comunidade científica”. Compartilhe essa notícia para que mais pessoas se conscientizem e conheçam os riscos do uso indevido das terapias hormonais.

Fontes Consultadas:

  • Sociedade Brasileira de Urologia – SBU
  • Conselho Federal de Medicina – CFM
  • Diário Oficial da União – DOU

Artigos em destaque

Vídeo em destaque

Minuto Urologia – Curta, compartilhe e comente!

Fique por dentro

Inscreva-se e nunca perca uma atualização

Preencha o formulário abaixo e seja o primeiro a saber, através do seu e-mail, sempre que publicamos uma nova notícia no portal

Enviar mensagem
Precisa de ajuda?