TOPO

Marco Lipay Urologia

Marco Aurélio Lipay

CRM 73.891

Urologista é o médico responsável pelo tratamento dos problemas relacionados ao trato urinário de homens e mulheres. Todo urologista obrigatoriamente teve a formação como médico, especialização (residência médica) em cirurgia geral e especialização (residência médica) em urologia. São onze anos de estudos para habilitá-lo a tratar clinicamente ou cirurgicamente destes problemas. A urologia apresenta interface com praticamente todas as especialidades médicas.

O médico urologista normalmente atende pacientes em consultório, acompanha pacientes internados, realiza cirurgias e exames diagnósticos.

Tradicionalmente, o médico urologista assume importante papel na realização de exames preventivos e check-up para os homens. O urologista trata dos problemas nos rins, ureteres, bexiga, uretra, próstata, adrenais, testículos, epidídimos e pênis.

Há uma enorme quantidade de doenças tratadas pelo urologista, em homens e mulheres de todas as idades, incluindo infecções, inflamações, tumores, cálculos, incontinência urinária, infertilidade, realização de transplante renal.

Na consulta, o urologista, deve fazer perguntas pontuais objetivando aspectos urológicos e não urológicos: Lembro que com uma boa conversa a um exame físico somado a alguns poucos exames de laboratório e imagem é possível diagnosticar várias outras doenças.  Lembro que 50% dos tumores sólidos, mais comuns, são urológicos (rins, bexiga e próstata), os demais são os tumores de Pulmão, Intestino e Pele.

Nessa consulta é possível diagnosticar doenças urológicas benignas que nem sempre dão muitos sinais ou sintomas como hiperplasia de próstata, distúrbios miccionais, cálculos renais, disfunção erétil, necessidade de repor hormônios masculinos, insuficiência renal, infecções, reprodução, doenças sexuais entre outras.

Não podemos deixar de citar doenças não urológicas, que podem ser detectada no consultório do urologista como  por exemplo:  Hipertensão Arterial, Diabetes, Depressão, Apneia do Sono, Problemas de Tireoide, Fígado, Pâncreas, Vesícula Biliar, além de Doenças Cardio Vasculares minimizando assim o risco de morte por AVC, Infartos, Insuficiência Renal entre outros. Dessa maneira o urologista indica o profissional médico especializado a ser consultado, além de manter uma rotina urológica.

Um bom urologista pode também, quando necessário, sugerir avaliação com Nutricionistas; Professores de Educação Física para práticas Desportivas adequadas (após avaliação cardiológica) e mencionar Hábitos indevidos como por exemplo Sedentarismo, Tabaco e Álcool.  Deste modo e possível promover à Saúde e Prevenir Doenças do Homem em todas as faixas etárias do nascimento ao envelhecimento.

Endereço:

São Paulo - SP