HEMOSPERMIA

Sangue no Esperma.

Hemoespermia ou Hematospermia é uma ocorrência que assusta o homem e consiste na presença de sangue no fluido seminal ou ejaculado. A hemoespermia pode ocorrer apenas uma vez, ser esporádica ou tornar-se crônica. Muitas vezes é autolimitada e sua prevalência exata é desconhecida. Existem relatos médicos de hemospermia desde a época de Hipócrates e acredita-se que represente cerca de 1% de todos os sintomas urológicos. Sua prevalência é estimada em aproximadamente 1:5000 pacientes urológicos, ocorrendo em homens com menos de 40 anos.

Inicialmente deve-se excluir o sangramento de origem ginecológica que pode misturar-se ao esperma durante o ato sexual. Existem muitas causas possíveis de hemoespermia, e a maioria delas são benignas. Quando recorrentes e em homens com mais de 40 anos de idade, deve ser investigada e tratada, porém em cerca 10 a 20% dos casos será considerada idiopática (causa desconhecida), mesmo após exaustiva investigação diagnóstica.

Citamos algumas causas conhecidas de sangue no esperma:

- Infecção (bacteriana, Treponema pallidum , esquistossomos, citomegalia, Mycobacterium tuberculosis, condilomas virais ou hpv)

- Anomalias anatômicas congênitas do aparelho genito-urinário

- Tumor (próstata, vesícula seminais, bexiga, testículo)

- Trauma (uretra, períneo, escroto)

- Doenças da próstata (prostatites, cálculos, cistos, pólipos, divertículos, hiperplasia)

- Estenoses (estreitamento) de uretra (conduto que conduz a urina da bexiga para o meio externo)

- Biópsia da próstata ou outras intervenções urológicas

- Doença sistêmica (Hipertensão arterial, Hemofilia, Doença hepática, Linfoma, Leucemia)

- Causas vasculares (Hemangiomas, Varizes, Teleangiectasias)

- Medicamentos (anticoagulantes)

- Práticas sexuais (sangramento secundário a trauma da próstata por um estimulador, dano à uretra por um anel peniano apertado ou a introdução de corpos estranhos).

Além de diagnosticar e tratar a hemoespermia outro objetivo é excluir causas malignas e sexualmente transmissíveis e para isso faz-se necessário uma história clinica detalhada, somado a um exame físico completo, incluindo o exame retal. Os exames acessórios (sangue, urina, esperma, ultrassom transretal, tomografia, ressonânciamagnética e cistoscopia) serão personalizados pelo seu médico ao final da consulta.

Na grande maioria das vezes as causas de hemospermia são benignas e raramente recorrentes e o tratamento, quando necessário, pode ser clínico com remédios. Em algumas situações, o tratamento pode ser cirúrgico diante dos achados clínicos e laboratoriais. O importante é procurar o seu Urologista para uma consulta médica visando diagnóstico da causa da hemospermia, esclarecimento de dúvidas e tratamento adequado, quando necessário.

Cremesp 73891 RQE: 33972

Minuto Urologia - Hemospermia