CISTITE

Saiba quais são e como evitá-las

A Cistite é uma inflamação da mucosa da bexiga e pode acometer homens, mulheres e crianças. As mulheres são as maiores vítimas das cistites, aproximadamente metade delas apresentarão pelo menos uma infecção urinária, ao longo da vida. Isto pode ocorrer por questões anatômicas, hábitos, vida sexual e hormonais. Lembramos que a uretra é uma estrutura curta e larga, localizada na região perineal próximo ao canal vaginal e ânus, que transporta a urina da bexiga para o meio exterior.

A cistite pode ser desencadeada por:

-Medicamentos (como os quimioterápicos) que podem causar inflamação da bexiga

-Radioterapia na região pélvica (Actínica)

-Uma inflamação crônica de causa desconhecida e de difícil tratamento (Intersticial)

-Uso de Sonda na bexiga por longos períodos

-Cálculo Urinário

-Câncer de Bexiga

-Fungos, principalmente em pacientes diabéticos e imunodeprimido

-Bactérias, que são as causas as mais frequentes

Uma associação de outras condições da bexiga ou abdome inferior como: câncer ginecológico, corrimento vaginal, doenças inflamatórias pélvicas, endometriose, doenças inflamatórias do intestino, lúpus, tuberculose entre outras.

Cistite Intersticial

A cistite intersticial (CI) não é causada por uma infecção bacteriana e acomete aproximadamente 12 milhões de pessoas nos Estados Unidos.  As causas não são claras e admite-se que possa ser causado por um problema vesical motivado por alterações no sistema nervoso, muscular, química da urina ou alergia. Uma complicação observada na CI é a redução da capacidade vesical funcional máxima, ou seja: “a bexiga fica pequena”.

Cistite Bacteriana

Em aproximadamente 90% das vezes a bactéria E. coli é a responsável pela cistite bacteriana. Essa bactéria coloniza a pele do períneo e habitam o intestino, sem nenhum problema, mas se alcançarem a bexiga e os rins podem desencadear grandes danos, inclusive com risco de vida.

A cistite, pode acontecer depois de uma relação sexual, provavelmente porque a uretra sofreu traumas (normais do próprio coito) e torna-se vulnerável à migração das bactérias, sendo mais intensa e comum na menopausa devido o ressecamento da vagina por deficiência hormonal (estrógeno).

Sintomas:

A cistite pode não ter sintomas, mas quando relatados podem ser intensos, súbitos e bastante desconfortáveis devido:

-Aumento da frequência e Urgência miccional

-Dor ao urinar ou no abdome

-Urina turva; escura ou com cheiro forte

-Presença de sangue na urina

-Mal estar geral

-Febre

-Confusão mental (mais comum em pessoas idosas)

No Diagnóstico o médico identifica:

-Padrão miccional

-Hábitos miccionais, intestinais e vida sexual

-Doenças associadas como corrimentos vaginais

-Diabetes, doenças auto-imunes, etc

-Uso de medicamentos

-Alterações anatômicas

-Alterações em exames de Urina e Imagem

Tratamento:

Deve ser personalizado para cada cistite, mas nas bacterianas, o médico prescreverá além dos analgésicos o antibiótico, guiado pelo antibiograma. Ao tratamento urológico, soma-se o acompanhamento multidisciplinar (ginecologista e proctologista) em caso de infecção urinária de repetição.

Recomendações para Prevenir a Cistite:

-Beber bastante água

-Evitar bebidas como chá, cítricos, chimarrão, refrigerantes e café

-Usar roupas íntimas de algodão

-Prefira duchas ao papel higiênico

-Faça a higiene intima sempre da vagina para o ânus e use produtos neutros sem perfumes

-Mantenha o períneo limpo e seco.

-Urine assim que você sentir desejo - não adie!

-Lave a área genital antes e depois do ato sexual

-Evacue, pelo menos, uma vez ao dia. Em caso de obstipação intestinal, converse com um proctologista

-Se você está na menopausa e tem cistites, consulte um ginecologista, visando o uso de hormônios, caso não tenha conta indicação

-Na cistite, evite usar anel anticoncepcional, (consulte um ginecologista)

-O uso de Cramberry é questionável, e não há evidencias claras de que vá lhe ajudar

-Trate os cálculos renais, caso você os tenha

Atenção!!

Homens, idosos, gravidas e crianças com sinais e sintomas de cistite deve procurar o seu médico ou um Urologista. Qualquer paciente com dor lombar e febre, deve procurar um médico imediatamente, pode ser bastante grave.