Marco Lipay Urologia
Marco Aurélio Lipay
CRM 73.891
Ressecção Trans Uretral de Próstata (RTUP)
É um procedimento minimamente invasivo, sob anestesia realizado em até 1 hora, utilizando uma microcâmera acoplada a um elemento de trabalho e um bisturi (monopolar, bipolar) ou laser, como fonte de energia. O Paciente fica hospitalizado por volta de 36 horas com uma sonda de drenagem da urina que normalmente é retirada no dia da alta hospitalar.
Este procedimento cirúrgico, minimamente invasivo, tem como objetivo remover parte da próstata hiperplasia (aumentada de tamanho) que obstrui o fluxo urinário. Todos os fragmentos de próstata extraído são encaminhados para estudo no laboratório de anatomia patológica, exceto quando a fonte utilizada é o laser.
Ressecção Trans Uretral de Bexiga (RTUB)
É um procedimento minimamente invasivo, sob anestesia realizado em até 1 hora, utilizando uma microcâmera acoplada a um elemento de trabalho e um bisturi (monopolar, bipolar). O material extraído é encaminhado para o laboratório a fim de especificar se há ou não malignidade. O Paciente fica hospitalizado por volta de 48 horas e permanece com uma sonda de drenagem de urina que normalmente é retirada durante a internação. Este procedimento cirúrgico tem como objetivo remover tumores de bexiga.
Litotripsia intra corpórea para remoção de cálculos urinários em bexiga, ureter e/ou rim.
O procedimento é realizado, via um aparelho chamado ureteroscópio que pode ser semirrígido ou flexível. A fonte de energia para fragmentação do cálculo é o laser. O procedimento é realizado sob anestesia e sem cortes. O período de internação, geralmente, é menor que 1 dia desde que não esteja associado a infecção urinária e/ou insuficiência renal.
Litotripsia intra corpórea para remoção de cálculos urinários em bexiga, ureter e/ou rim.
O procedimento é realizado, via um aparelho chamado ureteroscópio que pode ser semirrígido ou flexível. A fonte de energia para fragmentação do cálculo é o laser. O procedimento é realizado sob anestesia e sem cortes. O período de internação, geralmente, é menor que 1 dia desde que não esteja associado a infecção urinária e/ou insuficiência renal.
Nefrolitotripsia Percutânea
É um procedimento realizado, sob anestesia para tratar cálculos renais maiores que 2 cm ou pedras muito duras. O acesso ao cálculo dá-se por uma punção com uma agulha especial na região lombar, seguido de dilatações sucessivas ate o suficiente para passar uma cânula e assim introduzir o aparelho conhecido como nefroscópio (conjunto de uma câmera de fibra óptica em miniatura que acopla-se micro pinças). A fonte externa de energia para fragmentar o cálculo é o laser ou ultrassom. O tempo cirúrgico médio é de aproximadamente 1 horas e o paciente fica hospitalizado por volta de 48 hrs.
Nefrectomia Videolaparoscopia e Nefrectomia Laparoscópica Robótica
São abordagens cirúrgicas geralmente, utilizadas para tratar tumores do rim e adrenal (supra renal). Os procedimentos são feitos, sob anestesia, através de várias pequenas incisões em vez de uma única e grande. Para uma nefrectomia laparoscópica, instrumentos longos especiais são inseridos através das incisões ou portais de 1 a 2 cm cada. Desse modo é possível remover parte do rim, preservando sua função ou ate mesmo todo o rim. A cirurgia ocorre através de pinças e um laparoscópio (pequena câmera de vídeo inserida na ponta de um instrumental com fibra ótica). Isso permite que o cirurgião veja o interior do abdômen.
Geralmente, uma das incisões é ampliada para remover o rim (embora não seja tão longo quanto a incisão para uma nefrectomia padrão).
Uma abordagem mais recente é fazer a cirurgia laparoscópica usando um sistema robótico. O cirurgião senta-se em um painel próximo a mesa de operações e controla os braços robóticos para realizar a operação. Em mãos experientes, as técnicas são tão eficazes quanto uma nefrectomia radical padrão (aberta), o que resulta em menor tempo de internação, recuperação mais rápida e menos dor após a cirurgia. A cirurgia videolaparoscópica como a robótica também podem ser usadas para canceres de bexiga e próstata. O fator mais importante no sucesso de qualquer tipo de cirurgia laparoscópica ou robótica é a experiência e a habilidade do cirurgião.
Tratamento Cirúrgico das Incontinências Urinárias
São procedimentos realizados, sob anestesia para tratar perdas urinárias involuntárias de etiologia variada, portanto o procedimento deve ser individualizado quanto ao sexo e personalizado quanto a causa. O tratamento cirúrgico pode envolver o uso de tecido homologo (exemplo: fáscia de aponeurose) ou dispositivos artificiais como telas, esfíncteres, aparelhos de neuro modulação sacral e até mesmo toxina botulínica (Botox). O tempo cirúrgico é variado e o período de hospitalização, na média, é de 1 dia.
Marco Lipay CRM 73.891
Doutor em Cirurgia - Urologia - pela Universidade Federal de São Paulo
Titular em Urologia pela Sociedade Brasileira de Urologia
Residência em Urol. pelo Instituto de Urol. e Nefrologia de SJRPA
Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Catanduva
Autor do Livro Genética Oncológica Aplicada a Urologia
Membro Correspondente da Associação Americana de Urologia
© 2020