NOVEMBRO AZUL REFORÇA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE PRÓSTATA

Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo de doença mais comum

Assim como outubro rosa visa conscientizar mulher acerca do câncer de mama, o mês de novembro, conhecido como novembro azul, traz a tona mais um ligado a saúde: o da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, além da importância de cuidados integrais com a saúde do homem.

 

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre o setor masculino (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum.

 

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso).

 

Diariamente, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e, aproximadamente, 3 milhões vivem com a doença. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), 65.840 mil casos surgiram nesse ano de 2020.

 

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

 

Joel Patronício, 74, aposentado, de São Paulo, teve câncer de próstata. Ele descobriu a doença após fazer um exame de rotina. “Vejo muita gente com problema em fazer o exame e não entendo o motivo, se eu não tivesse não saberia nada na época e nem sei se estaria aqui agora”, diz. Para ele, tanto o tratamento como a recuperação, foram mais tranquilos do que imaginava.

 

Marco Aurélio Lipay, urologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), explica que os fatores de risco mais comuns são idade, pessoas de raça negra, hábitos alimentares ricos em gordura, sedentarismo e fatores familiares. “Quando um homem tem um parente de primeiro grau com câncer, a probabilidade de ter o câncer é duas vezes maior. E para aqueles que tem 2 parentes de primeiro grau, essa probabilidade é de ser seis vezes maior”, explica.

 

O comerciante Murilo Baladi Offa, 51, de São Paulo, conta que teve câncer na próstata, e que na sua família o histórico era favorável para a doença. “Meu avô já teve, o meu pai teve e chegou a falecer por causa do câncer. Então quando eu descobri que tinha, fiquei completamente abalado”, relata. Murilo diz que está curado hoje em dia, mas sente apreensão.  “Todos os dias a gente fica com pensamento que o câncer pode voltar”.

 

Segundo pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 55% dos homens acima de 40 anos deixaram de fazer alguma consulta ou tratamento médico em função da pandemia da Covid-19.

 

O urologista Marco Aurélio Ripay reforça que homens com mais de 50 anos, procurem um urologista para a sua avaliação individualizada. O rastreamento será realizado após uma discussão de riscos e benefícios em uma decisão compartilhada entre paciente e o médico.

 

Esta reportagem foi produzida por estagiários do Curso de Jornalismo Presencial da Universidade Metodista de São Paulo.

Publicações do texto

Veja também

Câncer de Rim

Os rins são órgãos de cor vermelho escuro, semelhantes a feijões pesando aproximadamente 150g e estão localizados na porção superior da região lombar.

Varicocele

A Varicocele é a dilatação das veias dos testículos (espermáticas) e pode estar presente em até 30% da população masculina em geral.

Reposição Hormonal

A testosterona é o hormônio predominante no sexo masculino e está envolvida em uma infinidade de processos fisiológicos e bioquímicos. É mais conhecido pela ação sobre o desenvolvimento e manutenção das características sexuais masculinas.

TOP

TOP

TOP

TOP

TOPO

TOP

urologia

MarcoLipay

agende uma consulta

Topo

Links Rápidos:
Dr Marco Lipay:

 

Doutor em Cirurgia - Urologia - pela Universidade Federal de São Paulo

Titular em Urologia pela Sociedade Brasileira de Urologia

Residência em Urol. pelo Instituto de Urol. e Nefrologia de SJRPA

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Catanduva

Autor do Livro Genética Oncológica Aplicada a Urologia

Membro Correspondente da Associação Americana de Urologia

Endereço:
 

Consultório

Rua Cantagalo, 692

Tatuapé, 03319-000

São Paulo - SP