CÂNCER DA PRÓSTATA

NOVEmBRO AZUL - CÂNCER DA PRÓSTATA.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), haverá mais de 68.000 novos casos este ano no Brasil, enquanto nos Estados Unidos, segundo a Sociedade Americana do Câncer, a estimativa é de 174.650 novos casos e 31.620 óbitos em 2019.

É considerado um câncer da terceira idade, isto é, em três quartos dos casos no mundo manifesta-se a partir dos 65 anos. O aumento da incidência no Brasil pode ser justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação e também e pelo aumento na expectativa de vida.

O INCA e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) destacam a alta incidência do câncer de Próstata e assim ressaltam a importância da consulta médica que tem como objetivo o diagnóstico precoce. Lembramos que nos estágios iniciais a doença não manifesta qualquer sinal ou sintoma, justificando assim uma visita ao consultório do Urologista que fará uma história clínica detalhada, somada ao toque prostático e solicitação dos exames necessários, entre esses o famoso PSA (antígeno prostático específico) que podem sugerir a suspeita de um câncer. A confirmação do diagnóstico faz-se por uma biópsia de próstata.

Os fatores de risco para Câncer de Próstata são:  idade, homens de raça negra, obesidade, hábitos alimentares ricos em gorduras,  sedentarismo  e fator familiar (quando tem-se um  parente de 1º grau com câncer de próstata a probabilidade é de até 2 vezes maior e para aqueles que tem dois  parentes de 1º grau essa  probabilidade é de até 6 vezes maior).

A SBU recomenda que homens com mais de 50 anos procure um Urologista, para avaliação individualizada. Homens da raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos. O rastreamento deverá ser realizado após ampla discussão de riscos e potenciais benefícios, em uma decisão compartilhada com o paciente. Ressaltamos que hoje faz-se um diagnóstico de câncer de próstata a cada 7 minutos, um óbito pela doença a cada 40 minutos, 25% dos portadores de câncer de próstata morrem devido a doença e 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados em estágios avançados.

Quando os sintomas começam a aparecer, 95% dos casos já estão em fase adiantada.  Não é possível evitar   a doença, mas é possível diagnosticá-la precocemente e desse modo as chances de cura são maiores de 90 %.

Segundo a SBU, muitos homens têm “medo” do diagnóstico de câncer, mas os urologistas enfatizam que a medicina tem evoluído para proporcionar aos pacientes tratamentos menos invasivos e cada vez mais eficazes.

Novidades em exames de imagem são incorporados ao cotidiano, como a ressonância magnética multi paramétrica que torna mais precisa as indicações de biópsias, evitando procedimentos desnecessários ou o PET CT com PSMA que pode rastrear doenças metastáticas de pequeno volume em locais incomuns.

Os tratamentos estão sendo personalizado e para isso prioriza-se o maior número de informações sobre o tumor como: volume; extensão e grau de agressividade do tumor prostático, além de  considerar a perspectiva de vida do paciente, doenças associadas, valor do PSA e exames de imagem.  Desse modo evita-se tratamentos agressivos e desnecessários para doenças de baixo risco de progressão.

Em minha opinião, todos os homens devem ser esclarecidos sobre o Câncer da próstata e suas implicações. Jamais podemos deixar de diagnosticá-lo em homens saudáveis e assim discutir a melhor opção terapêutica. Deixar o câncer se manifestar espontaneamente e um grande risco e sofrimento para o paciente e sua família, considerando a evolução e potencial agressividade desse tumor.